Igreja Nossa Senhora do Loreto

Uma das mais graciosas e pitorescas igrejas baianas, de notável mérito arquitetônico, a Capela de Nossa Senhora do Loreto possui altar de influência neoclássica e sua fachada com volutas e contra-volutas do século XVIII. Edificada praticamente sobre a água e o visual proporciona uma agradável sensação de flutuação sobre o mar do seu entorno.

De acordo com Frei Agostinho de Santa Maria, a Capela foi construída entre 1640 e 1645 por Francisco da Costa, um dos proprietários da Ilha dos Frades. Em 1756 foi totalmente reconstruída por uma irmandade. Em 1876 foi restaurada pelo Tenente Coronel Fortunado Jr. Da Cunha. Em 2008 foi totalmente recuperada, desta vez pela Fundação Baía Viva.

Os primeiros registros de devoção à Nossa Senhora do Loreto datam de 1645. O culto a Nossa Senhora de Loreto teve início na Idade Média com a devoção italiana à Virgem de Loreto. A ampliação do culto se deu com a disseminação dos milagres de Nossa Senhora de Loreto pelas ilhas vizinhas e também no continente, o que motivou a organização de romarias para aquele local, com pessoas vindas de todos os cantos do Recôncavo Baiano.